26 abril 2024

Bolsonaro é eleito personalidade do ano pelos leitores da Time

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu uma pesquisa da revista norte-americana Time para que os leitores escolhessem a “Personalidade do Ano” de 2021. Ele recebeu 24% dos votos. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ficou em 2º, com 9%. A enquete da revista foi feita de forma virtual, e questionou quem teve a maior influência no ano. Ao todo, foram 9 milhões de votos.

A definição da personalidade do ano da Time, escolhida pelos editores da revista, será revelada em 13 de dezembro.

A “Time”, contudo, não se furtou de pontuar a alta taxa de rejeição que Jair Bolsonaro tem segundo pesquisas de opinião, ou as polêmicas envolvendo o nome do mandatário brasileiro.

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, anunciou o resultado da escolha durante evento para a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras do leilão do 5G. Bolsonaro estava presente na cerimônia.

No final de novembro, Bolsonaro pediu para que seus apoiadores votassem nele na pesquisa da “Personalidade do Ano”. Em 2019 e 2020, Bolsonaro foi listado pela Time entre as pessoas mais influentes do mundo. “Agora, em [20]21 estamos na liderando. Agradeço quem votou em mim. Quem não votou peço que entre lá no site da Time e vote”, disse. Bolsonaro disse estar “na frente” de Trump.

No texto em que anuncia o resultado da pesquisa, a revista afirmou que Bolsonaro é um líder “polêmico” que enfrenta desaprovação crescente sobre a gestão da pandemia e da economia. A Time também citou a investigação do STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar a conduta de Bolsonaro ao divulgar uma “fake news” que associava a vacina contra a covid-19 ao risco de contrair o vírus HIV.

Outro que a revista ressaltou sobre o chefe do Executivo brasileiro foi o relatório da CPI (comissão parlamentar de inquérito) da Covid no Senado, que indiciou Bolsonaro de 9 crimes na condução do combate à pandemia.

Depois de Bolsonaro e Trump, os mais votados foram os profissionais da saúde (6,3%), o advogado Alexei Navalny (6%), principal opositor do presidente russo Vladimir Putin, e os cientistas que ajudaram a desenvolver vacinas contra a covid-19 (5,3%).

Em 2020, os leitores elegeram como personalidade do ano os trabalhadores essenciais, como médicos e entregadores. A revista, no entanto, nomeou Joe Biden e Kamala Harris como “Personalidade do Ano”. Eles venceram Trump nas eleições para presidente dos Estados Unidos, em novembro.

A tradição da revista Time de nomear uma pessoa especialmente influente começou em 1927. O nome “Homem do Ano” foi posteriormente alterado para “Personalidade do Ano”, que é concedido a um indivíduo, um grupo, um movimento ou uma ideia que teve maior influência no último ano.

 

Veja Mais