26 abril 2024

Ômicron: Casos crescem na Argentina e país bate recorde de contágios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Desde o dia 13 de janeiro, a Argentina é o país da América Latina com mais novos casos de covid-19, sobretudo da variante ômicron, proporcionalmente à sua população de 45 milhões de habitantes.

Segundo o portal Our World in Data, entre os dias 8 e 15 de janeiro, a Argentina acumulou 2.481 casos por cada milhão de habitantes. Os Estados Unidos, que lideravam o ranking no continente, ficaram para trás com 2.466 contágios por cada milhão de habitantes. Mesmo no acumulado de casos desde o começo da pandemia (7,094 milhões), a Argentina é o país latino-americano com mais contágios por milhão de habitantes.

Desde a semana passada, todos os dias são contabilizados mais de cem mil casos diários no país. Eles só diminuíram nas últimas horas (65.241 contágios e 51 falecidos) porque o número de registros cai pela metade no final de semana. A Argentina está entre os países que testa menos (200 mil exames diários). Isso explica que a taxa de positividade da Argentina seja a mais alta do mundo neste momento: em média 63% todos os dias. Um número seis vezes maior do que o máximo de 10% recomendado pela OMAS (Organização Mundial da Saúde). Para os especialistas, a taxa diária real de contágios na Argentina deve estar em torno de 500 mil casos por dia.

“Testamos pouco e vacinamos pouco, especialmente a terceira dose, a mais necessária para nos protegermos da ômicron. Aplicamos 200 mil doses diárias, quando deveríamos vacinar o dobro. Precisamos acelerar todas essas variáveis antes da chegada do outono”, indica Roberto Debbag, presidente da Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica.

Veja Mais