26 abril 2024

Pesquisa Ipec presidencial desta Segunda (12): Lula 46%, Bolsonaro 31%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ipec, ex-Ibope, divulgou nesta segunda-feira (12) sua mais nova pesquisa de intenções de voto para a PresidênciaSegundo o instituto, a diferença entre Lula (PT, na foto) e Jair Bolsonaro (PL, na foto) passou de 13 para 15 pontos percentuais.

O petista oscilou dois pontos para cima, de 44% para 46%, em relação à pesquisa anterior, do dia 5 de setembro. O presidente, por sua vez, manteve os mesmos 31% de uma semana atrás.

Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 8% para 7%Simone Tebet (MDB) manteve os 4% do levantamento anterior. Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’Avila (Novo) continuaram com 1%; os demais candidatos não pontuaram.

Há, ainda, 6% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

Em votos válidos (sem brancos e nulos), de acordo com o instituto, Lula teria chance de vencer no primeiro turno se o pleito fosse hoje: ele teria 51% (dentro da margem de erro, 49% ou 53%). É preciso obter 50% mais um dos votos para ganhar na primeira etapa.

Na contagem dos válidos, Bolsonaro tem 35%, Ciro tem 8%, Tebet tem 4%, D’Avila e Soraya ficam com 1%.

A pesquisa do Ipec ouviu 2.512 pessoas, entre os dias 9 e 11 de setembro, em 158 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja Mais