26 abril 2024

Educação do Estado apresenta Sistema Atena aos núcleos do interior

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Gestão de Redes, da Divisão de Lotação, da Divisão de Ensino Médio e da Divisão de Ensino Especial, realiza nesta semana visitas aos núcleos do interior para apresentar aos gestores das escolas o Sistema Atena.

A assessora do Departamento de Gestão de Redes, Maria Aparecida Rogério, explica que os encontros têm o objetivo de explicar aos gestores a funcionalidade do sistema que tem, entre outras finalidades, realizar a escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Equipes da SEE visitam os núcleos para dialogar com os gestores. Foto: Divulgação

Essas obrigações, destaca, tem implicações diretas na vida funcional do servidor e serve para realizar o levantamento e o alinhamento das necessidades das escolas, como as de funcionários, além de englobar situações de gestão e ensino das unidades escolares.

O Atena é uma ferramenta de gestão criada inicialmente para ser utilizada dentro da própria SEE, englobando áreas importantes como gestão de pessoas, gestão de redes, manutenção, planejamento, financeira e folha de pagamento.

“O gestor vai entrar no sistema e cadastrar a estrutura da escola, o inventário, ver os funcionários que estão lotados, as turmas cadastradas e até acompanhar o comitê executivo da escola”, explica Maria Aparecida.

Sistema Atena ajudará na gestão das escolas. Foto: Divulgação

Além do gestor, os coordenadores administrativos, pedagógicos e de ensino, além do próprio secretário escolar, também terão acesso ao sistema. “Eles poderão verificar toda a documentação referente à regularização fundiária, como planta, e até laudo do Corpo de Bombeiros”, diz.

Futuramente, a ideia é criar módulos onde o gestor possa acompanhar, por exemplo, o andamento de reformas na escola, solicitar o conserto de um ar-condicionado, além de visualizar uma ordem de atendimento. A solicitação ao Atena será encaminhada diretamente para a manutenção.

Veja Mais