26 abril 2024

Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional realiza primeiro encontro de 2024 em Brasileia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional (GGIF-I) promoveu o primeiro encontro do ano em Brasileia, reunindo representantes do governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e diversos órgãos do poder público local. O encontro, presidido pelo secretário adjunto de Segurança Pública do Estado do Acre, coronel Evandro Bezerra, teve como objetivo principal discutir estratégias e ações integradas para o combate aos crimes transfronteiriços e fortalecimento da segurança nas regiões fronteiriças.

Durante a reunião, foram abordados diversos temas de relevância para a segurança pública, como a atuação do Grupo Especial de Fronteiras (Gefron) no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas nas divisas das fronteiras, o fluxo migratório e o encontro trinacional Mulher e Dignidade.

O GGIF-I tem como objetivo integrar as forças de segurança pública que atuam nas regiões fronteiriças do Acre e do Departamento de Pando, na Bolívia. Através dessa integração, busca-se prevenir e reprimir crimes como narcotráfico, crimes ambientais, tráfico de pessoas, contrabando e descaminho.

O coordenador do GGIF, delegado Rêmullo Diniz, ressaltou a importância do evento não apenas a nível estadual, mas também nacional, destacando o papel do Acre como referência na integração com os países de fronteira. O representante do Ministério da Justiça, Alkimar Sampaio, enfatizou a criação de uma coordenação específica para desenvolver políticas públicas de segurança para os estados brasileiros, com foco especial nas regiões de fronteira.

O encontro contou também com a participação de representantes da Polícia Regional de Madre de Dios, no Peru, e da Polícia do Departamento de Pando, na Bolívia, que destacaram a importância da cooperação e integração entre os países para garantir a segurança dos cidadãos e o enfrentamento eficaz aos crimes transnacionais.

Essa iniciativa reforça o compromisso do Estado em fortalecer a política de segurança pública e promover a cooperação internacional para enfrentar os desafios comuns nas fronteiras, visando garantir a segurança e tranquilidade da população.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais