26 abril 2024

Possível vazamento de dados de servidores para empresa do cartão Avancard será investigado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leonildo Rosas

Enquanto os incomodados eram servidores do andar de baixo, o governo do Estado respondia com o silêncio os telefonemas e mensagens oferecendo empréstimos e cartão de crédito Avancard oferecido pela empresa FênixSoft Gestão de Software e Consignado.

Importada do Amazonas, estados cujas empresas estão se fartando de ganhar dinheiro na gestão Gladson Cameli, a FênixSoft estava tocando fogo no sigilo dos servidores, sob risco de deixar apenas cinza na economia do Acre.

Várias denúncias foram feitas nas Assembleia Legislativa, principalmente pelos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Daniel Zen (PT), sem que a administração estadual tivesse dado qualquer sinal de que iria tomar as medidas cabíveis para combater o ilícitos.

Foi preciso a denúncia sair de alguém de peso para que algum passo fosse dado.

Semana passada, o próprio vice-governador Wherles Rocha foi à sua página no Facebeook levantar cinco questionamentos sobre a contratação da empresa e a sua forma de operar.

Num dos questionamentos, Rocha deixa claro que está havendo o vazamento de informações sigilosas dos servidores para a empresa.

Ele também questionou a dispensa de licitação para que a empresa amazonense passasse a administrar um contrato extremamente vantajoso, quando o correto seria a abertura de uma licitação para que houvesse uma ampla concorrência.

Veja a denúncia de Rocha aqui.

Após a denúncia do vice-governador, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, levou ao Diário Oficial do Estado uma notificação para que a empresa, em 48 horas, preste esclarecimentos sobre possível violação do direito ao sigilo das informações pessoais dos servidores públicos.

A medida vem tardia, mas é uma resposta.

O secretário tem o dever de trazer o resultado a público.

Os deputados devem cobrar que medidas efetivas sejam adotadas para não endividar ainda mais os servidores.

Os órgãos de controle têm que abrir os olhos e sairem da zona de conforto.

Veja Mais