18 março 2024

Ambulante flagrado dormindo dentro de banca de bombons ganha casa nova no AC: ‘sonho realizado’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Enfrentando o luto e a falta de recursos financeiros, sem ter condições para reformar a casa em que mora no bairro Nova Estação, em Rio Branco. Era assim que o vendedor ambulante Bernardo Emílio da Silva, de 87 anos, estava há três meses. Hoje, ele está só alegria depois de receber uma casa nova.

A história dele repercutiu após uma foto dele dormindo dentro da banca de bombons viralizar por meio de um projeto.

O presente foi entregue a ele no último sábado (5), quando o coordenador do projeto Amigos Solidários no Acre, Derineudo de Souza, fez a festa com direito a balões junto com o idoso e a família dele para celebrar a nova conquista. Neste ano o projeto também já ajudou um vendedor de picolé a adquirir a casa própria.

“Esse projeto que fez essa obra de caridade na minha vida, peço muito a Deus e Nossa Senhora que se estenda por muitos e muitos anos para todos que precisam. Esse cidadão foi Deus quem mandou para fazer o bem na minha vida”, disse emocionado.

Silva tem uma banquinha de cigarros e trabalha em frente ao Pronto-Socorro de Rio Branco, ele chega cedo, ainda na madrugada, e só sai no final do dia. Mas, com o que ganha só consegue o sustento básico dele e do filho e não tinha como reformar a casa que estava com telhas quebradas, buracos no piso de madeira e com os barrotes com risco de desmoronar.

Viúvo, ele perdeu a esposa há cinco meses por causa de um problema no coração. Depressivo com a perda, ele chamou a atenção do coordenador do projeto, quando estava deitado na banca onde trabalha, que resolveu conhecer a história do ambulante e se comoveu com a situação. Foi quando começou a mobilização para levar a transformação que ele precisava.

“Passei em frente ao PS e ele estava deitado dentro da banquinha, fotografei, parei a viatura e fui conhecer um pouco da história dele, que tinha perdido a esposa e vivia quase em depressão. O motivo de estar na banquinha é porque gosta de se comunicar com as pessoas e não queria ficar em casa, quis ver a casa e ele me levou até lá, as condições eram precárias, então enviei a matéria para o Razões para Acreditar, que é parceiro do Amigos Solidários e juntos fizemos a vaquinha que arrecadou R$ 39.200 e com o valor tiramos a casa que estava em condições impróprias para viver e construímos uma casa nova”, contou Souza.

Prestes a cair

Ao G1, Silva disse que a casa estava prestes a cair e agora, ele celebra e acrescenta que realizou um sonho que carregava há muito tempo.

“Minha casa estava para cair. Os barrotes estavam todos rolados, e ele filmou tudo e falou que eu ia ganhar uma casa nova e de fato aconteceu. Foi feito tudo, ganhei uma pia e um colchão. Foi um sonho realizado, graças a Deus. O sonho da minha esposa era fazer de alvenaria, mas como não aconteceu, Deus precisou dela e veio buscar”, contou.

Mudança

A mudança na vida do idoso trouxe a ele um pouco mais de conforto. O coordenador do projeto contou que era difícil até para ele andar dentro da casa.

“Até para ele andar era difícil porque a madeira do assoalho estava podre, telhas quebradas, então foi feita essa mudança. O banheiro era do lado de fora, com retorno do esgoto, terreno desnivelado e a gente conseguiu arrumar”, contou.

O encontro, que ocorreu há cerca de três meses, resultou em uma vaquinha que durou em média dois meses, e agora, o idoso está de casa nova, onde mora com um filho.

“Ele não tinha condições de fazer essa mudança e falou que estava muito feliz por Deus ter colocado essa criatura no caminho dele. E foi realizado o sonho do seu Bernardo. O sentimento é de estar fazendo o verdadeiro sentido da vida. Nós entendemos que a nossa existência aqui deve ser usada para favorecer aqueles que precisam, a suavizar a realidade daqueles que passam por muita dificuldade, levando o verdadeiro sentido do amor de Cristo para as pessoas, é isso que entendemos enquanto ser humano aqui nessa terra”, concluiu.

G1 Acre

Veja Mais