26 abril 2024

Auxílio Brasil terá cartões com chip a partir de julho

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A partir da próxima semana, os beneficiários do Auxílio Brasil começarão a receber os novos cartões com a marca do programa. Eles virão com chip e poderão ser usados na função débito. Contudo, hoje, com a logomarca do Bolsa Família, eles só podem ser usados para sacar.

O Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil em 2021. Dessa forma, o mais recente programa de transferência de renda paga o valor mínimo de R$ 400,00 para as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Contudo, o valor do repasse deve subir para R$ 600,00 em breve.

Porém, a quantia pode ser elevada dependendo da composição familiar, pois existem outros benefícios complementares, como:

  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
  • Bolsa Inclusão Produtiva Rural;
  • Bolsa Esporte Escolar;
  • Entre outros.
” A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles apenas de tarja magnética, que só permitiam fazer um saque único nas agências da Caixa, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas. [O novo cartão] pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão.
Emissão dos Cartões:

Dessa forma, o governo quer aproveitar o novo cartão, que terá chip, para estimular o processo de bancarização dos beneficiários.

Em ano eleitoral, o governo quer dar prioridade à troca dos cartões do antigo Bolsa Família, pois eles trazem a logo do governo do PT.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela emissão dos cartões, já existem até mesmo peças publicitárias prontas para serem divulgadas. Todavia, a publicidade ainda não foi lançada oficialmente.

No começo do ano, parte dos beneficiários do Auxílio Brasil recebeu uma carta informando que o cartão seria entregue em, no máximo, 20 dias. Contudo, a promessa não foi cumprida.

 

Veja Mais