26 abril 2024

Com recursos do judiciário, presídio de Sena compra novos equipamentos para as audiências virtuais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A unidade prisional Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, vinha enfrentando dificuldades para promover audiências de forma virtual em virtude da precariedade dos equipamentos. Diante disso, o diretor do presídio, Francisco de Assis apresentou dois projetos junto ao Poder Judiciário local solicitando apoio financeiro para novas aquisições.

Os projetos foram recebidos pelo juiz Fábio Farias que, diante da necessidade comprovada, conseguiu canalizar a verba para a compra de novos equipamentos. Com recursos estimados em 9.713,59 reais, foram adquiridos: Notebook, caixa de som, microfone e Smartphone para a sala de audiências. Desde o surgimento da pandemia da covid-19, os reeducandos participam de audiência por videoconferência, evitando, assim, o deslocamento dos mesmos até o Fórum de Sena Madureira ou até mesmo para outras comarcas. “As audiências, até então, estavam comprometidas porque nós tínhamos um Notebook danificado e o celular não estava mais funcionando bem. Graças a Deus e a sensibilidade do juiz Fábio Farias e do Dr. Thales Ferreira (promotor), os projetos foram aprovados e conseguimos adquirir equipamentos novos”, comentou Francisco de Assis.

Francisco de Assis considerou, ainda, que o presídio não conta somente com reeducandos de Sena Madureira, por isso as audiências se desdobram para outras cidades. “A audiência por videoconferência tem uma importância muito grande, além de reduzir os gastos. Elas envolvem não somente Sena Madureira como também reeducandos de Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e, por vezes, Rio Branco. Esse aparelhamento no presídio de Sena é fundamental”, frisou.

Outro recurso também originário do Judiciário possibilitou a compa de Webcan, Tablet, aparelho telefônico com fio e demais materiais que serão de grande valia para auxiliar nas questões administrativas da unidade. Nesse caso especificamente, a verba empregada foi de 4.950 reais.

Atualmente, o presídio de Sena Madureira tem 475 internos e 222 no monitoramento eletrônico.

Veja Mais